ÜBER GANZ (Português)



“Wherever we are, what we hear is mostly noise. When we ignore it, it disturbs us. When we listen to it, we find it fascinating.”*

(* “Onde queira que estejamos, o que ouvimos é maiormente ruído. Quando o ignoramos, nos incomoda. Quando o ouvimos, achamos fascinante”.)

John Cage. 1937.
Do livro “Silence".

Na minha vida cotidiana costumo estar muito atento aos sons que me rodeiam. Onde seja que estiver sempre há uma parte de mim pendente de aquilo que está soando de fundo. Para melhor e para pior. Em toda viagem, essa atenção (consciente ou não) é até maior.

As grandes cidades, em geral, têm um som comum: o ruído. Essa mistura de carros, buzinas, construções, multidões e barulho é bastante comum a todas. Algumas são particularmente estridentes, como Buenos Aires ou São Paulo, outras nem tanto.

Mesmo assim, algumas cidades têm os seus próprios sons característicos, que geralmente aparecem quando se começa a prestar atenção.

Naquela viagem a Berlim que comentava no texto que acompanha “TUBULAR”, um dos sons que mais me cativou foi o do metrô.

O ruído do metrô é geralmente chato em qualquer parte do mundo.

Não é que em Berlim o metrô tenha melhor som que em qualquer outra parte. Talvez seja um pouquinho menos estridente que noutros lados.

Porém, é muito provável que, na verdade, em Berlim eu tenha estado ouvindo, prestando-lhe atenção em vez de tentando ignorá-lo. E talvez por isso me tenha fascinado.

Então decidi fazer algumas gravações, de linhas diferentes, trechos diferentes, com configurações de gravação diferentes. Cada vez que eu pegava o metrô, procurava o melhor lugar para gravar o som/ruído ambiente.

Fiquei surpreso quando ouvi as estações sendo anunciadas num alemão melodioso. Cada anúncio tinha uma articulação melódica única, particular. A melodia mesma da língua, à qual eu podia prestar atenção justamente por não compreender direto o que a voz anunciava.

Gravei alguns takes, sabendo que iria usar esse material em algum momento.

E foi assim que acabei construindo uma peça em torno dessas gravações. Outra peça que me levou muito tempo acabar, que teve muitas versões e muitos mixes e remixes até chegar a esta, a versão definitiva.

Esta peça contém algumas gravações tomadas no metrô de Berlim, junto com sons criados no Nord Lead 2x, no Oberheim Matrix 6r e no Nord Modular.

Voltar:
AMBIENTE

Ir a peças: